quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Entre templos e leite de coco.

Ele já foi uma das maiores potências da Ásia. Já dominou grandes exércitos, fortalezas, templos e reis. Já foi também dominado por franceses e viu seu povo ser assolado por guerras e por uma ditadura rígida que destruiu a economia e quase pôs fim à sua história e cultura. Hoje, vive uma democracia e tenta se reerguer, com uma economia baseada em agricultura e turismo. Sejam bem vindos ao Camboja - um dos lugares mais incríveis que já vi em toda minha vida! 


A coisa mais óbvia a se dizer sobre o Camboja é que é QUENTE. Muito, muito quente. Nunca se esqueça de ter uma garrafinha de água( e, se quiser, uma sombrinha) sempre à mão. Em Siem Reap, procure ficar hospedado em algum hotel próximo à Pub Street - que é onde se encontra a maioria dos bares, restaurantes e lojinhas, além do Night Market da cidade - local em que você pode encontrar de artesanato a comida e, como eu, enlouquecer com tanta coisa interessante e com um precinho inacreditável - aliás, como tudo nessa região barata da Ásia. 







Mesmo após um dia de passeio, não deixe o cansaço te abater! Saia pelas ruas da região e não deixe de provar da exótica culinária local, cujo menu inclui frog legs, churrasco de jacaré, cobra e canguru e o prato mais popular, o delicioso Amok - uma espécie de ensopado cozido na folha de banana que pode ser de peixe, frango ou camarão (meu favorito!) com curry verde, leite de coco e diversas especiarias que é simplesmente divino! Para encerrar a "sessão gula", não deixe de provar o café cambojano, de sabor forte e com cheiro de chocolate... delicioso!


Ok, voltemos aos passeios antes que eu desista de escrever e vá ali na cozinha...


Ir a Siem Reap é uma viagem no tempo às ruínas de templos hindus e budistas que contam a história do país e refletem a grandiosidade de seu passado. O mais famoso, Angkor Wat, é também o maior e mais bem preservado. Contudo, não deixem de conferir as várias faces de Buda no templo Bayon;  o Tah Prohm - com suas árvores loucamente "sentadas" sobre as ruínas; e o Beng Mealea - mantido praticamente da mesma forma que foi encontrado, sem restauração, o que lhe torna, além de único, o meu preferido! Os demais, infelizmente, terão que ficar para minha próxima viagem.














Tinha poucos dias e não podia ficar apenas nos templos, afinal, uma vila flutuante estava à minha espera! O caminho para pegar o barco já é um espetáculo à parte. Devidamente assentada num tradicional carro de boi, fui passeando por uma pequena vila tipicamente agrícola repleta de casinhas de palha e gente sorridente.


Em seguida era hora de conhecer a rotina da vila flutuante de Kompong Pluk. É fascinante e ao mesmo tempo estranho observar toda aquela mistura de casas, barcos, mercados flutuantes, esgoto e crianças tomando banho. Tudo numa mesma água, na maior naturalidade. Casa, prefeitura, lojas, delegacia, escola, templo...é toda uma cidade que funciona perfeitamente sobre a água. A despeito de todo o discurso - válido, diga-se de passagem - que possa surgir sobre a situação de pobreza ou de falta de higiene sanitária nessa região do planeta, confesso que a vila flutuante cambojana foi uma das coisas mais exóticas e interessantes que observei até agora em todas as minhas viagens. 






 Não somente pelos templos, vilas ou culinária vale a pena conhecer o Camboja. Mas também por sua gente, um povo bonito que, de forma gentil e sorridente, sempre está disposta a ajudar e a mostrar um pouco mais de seu país, contando sua história de glória, guerra e superação. 


See you, 


Fotos: Andrea Bessa

3 comentários:

  1. Amiga, deve ser fascinante conhecer tanta coisa diferente! :)
    Essas fotos do templo sao sensacionais, já tinha visto e adorei.
    Não foi aí que vc tirou aquelas fotos de uns guris na rua que ficaram massa? Kd?
    Bom, no Brasil na região amazônica também tem vilas flutuantes, nunca fui tbm, mas dizem que é massa.

    bjo e aguardo mais! :)

    ResponderExcluir
  2. Foi sim, vou ver se posto depois. Mas para mim, a melhor foto ainda é a que eu bati do guri pilotando o barco, em PB. É mesmo ascinante amiga, vc ia amar!!!!

    ResponderExcluir