terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Chuva e churrasco...

Nem apenas de sol e céu azul vivem os dias de setembro na Noruega. Nosso próximo destino, Bergen, é considerada a cidade mais chuvosa da Europa. Sim, eu disse da Europa! Ou seja, mesmo sendo o melhor amigo de São Pedro, impossível não pegar sequer uma "garoinha" pelas ruas daquela que, durante muitos anos, foi a capital do país. Cercada de montanhas, Bergen é a segunda maior cidade da Noruega (perdendo apenas para Oslo) e uma tentação para quem gosta de artes, música, comidas e, para não perder o costume, museus.

Particularmente, fiquei mais encantada por Bergen do que pela própria capital. Talvez porque as paisagens, na minha modesta opinião, sejam mais bonitas. Mesmo tendo ares de capital, a cidade ainda conserva um charme quase interiorano, com casinhas coloridas "penduradas" nas montanhas e ruelas repletas de bares e cafés. 



Nossa estada em Bergen duraria apenas três dias e, logo na chegada à noite, fomos recepcionados por uma chuva que, conforme o bom e velho baianês, "comia no centro"! Tanto que para chegar ao hotel tínhamos que subir a pé uma ladeira, puxando uma mala pela calçada molhada e tentando não deixar a sombrinha virar do avesso, pois táxi não era uma boa opção financeira! Mas...vamo que vamo!

Por falar em hotel, ficamos no Bergen Travel Hotel, bem localizado no centro da cidade, perto de diversos restaurantes, museus, shoppings e a poucos metros das principais atrções turísticas.

Dica importante: não deixe a chuva ou o frio intimidarem você, Bergen é uma cidade gostosa de conhecer caminhando. Primeiro porque as distâncias são curtas e depois porque as paisagens são bonitas e devem ser apreciadas com calma. Apenas não esqueça de levar um bom casaco e uns dois pares extras de meias na mochila (para quando a chuva apertar).

Em Bergen, não deixe de visitar o Bryggen, bairro mais antigo e próximo ao porto considerado patrimônio da humanidade pela Unesco. O local é repleto de casinhas antigas e coloridas e abriga ainda o Bryggen´s Museum que conta a história do local, marcada por tragédias de grandes incêndios. No píer de Bryggen, não passe apenas pelas fachadas, entre em cada bequinho que puder, pois lá se escondem mais lojinhas, cafés e casas antigas.






Que tal uma vista diferente da cidade, do alto? Para isso, não deixe de ir ao Funicular e subir num bondinho até o topo da montanha Floyen, 320 metros acima do nível do mar. Já na subida você começa a ver paisagens incríveis, mas nada comparado às imagens do topo da montanha, de onde se tem uma visão ampla da cidade, mesmo numa tarde nublada como a minha.


A cidade ainda conta com atrações como o Aquário, o Mercado do Peixe, o Forte de Bergen e, claro, museus...muitos museus! Desde as tradicionais galerias de arte, passando por decoração, tecnologia e arquitetura antiga até o inusitado Museu da Lepra. Escolha seus preferidos e não deixe de visitar! 











De Bergen seguimos para nossa última parada, Trondheim - onde ficaríamos hospedados na casa de um casal de amigos brasileiros de meu marido. Foi apenas um fim de semana corrido, mas deu para notar que Trondheim também é linda, florida, colorida, limpinha e segura, assim como as demais cidades visitadas. 

Aproveitamos a manhã ensolarada de sábado (finalmente um pouquinho de sol após as chuvas "bergianas"!) para andar pela cidade, apreciar a famosa e imponente Catedral de Nidaros, passear pelos parques e desfrutar um almocinho num centro lotado de bares e restaurantes. À noite, fomos encontrar uns amigos num típico pub local, chamado Den Gode Nabo. Mesmo que você, como eu, não seja um fã de chopps e cervejas, a arquitetura do bar - que fica sobre a água - e os petiscos deliciosos valem uma visita!

No domingo aproveitamos a hospitalidade de nossos amigos e fizemos um programa típico de moradores, mas não tão comum para turistas: churrasco na praia, mesmo com o friozinho e um céu que insistia em nublar, foi uma experiência deliciosa! Além de matar a saudade de comer farofa, aproveitei a linda paisagem para fotografar um monte! Aliás, seguem algumas fotos de Trondheim.









Por fim, aproveitei minha última noite e a máquina de fazer waffles da casa do pessoal e me deliciei com dezenas de waffles regados à mel,  nutella e brown cheese! E foi neste clima caseiro que arrumei minha mala e encerrei meus 20 dias de passeio pela Noruega...

=)


Fotos: Andrea Bessa

2 comentários:

  1. fotos lindas, paisagens lindas...WAFFLE COM NUTELLA, me mate! hate ya! :P

    ResponderExcluir
  2. Adoro museus! Mas Museu da Lepra nunca tinha pensado... Nem sabia que Hansen tinha sido norueguês.

    ResponderExcluir