domingo, 4 de dezembro de 2011

Que bacalhau, que nada!

Famosa no Brasil pela excelente qualidade de seu bacalhau, que já foi até tema de escola de samba na Marquês de Sapucaí, a Noruega possui muito mais qualidades e características incríveis que certamente farão sua viagem à Escandinávia valer a pena!
Durante os 20 dias que passei por lá, vi cenários incríveis e passei um friozinho daqueles - mesmo tendo pego o final do verão norueguês.

Nossa viagem começou em Oslo, com uma sexta ensolarada que nos permitiu passear pela cidade, ver as ruas do centro, as reformas no castelo real e tomar sorvete na beira do píer! Mesmo em se tratando de uma capital, Oslo tem um ritmo diferente, menos acelerado e mais contemplativo. As ruas não são lotadas, o trânsito não é caótico e os cafés e livrarias estão cheios de gente conversando, comendo algo ou fumando (como fumam...!). Meu marido disse que este é o ritmo europeu (e de Europa ele entende bem mais do que eu!). Nos dois dias seguintes fomos ao imperdível Vigeland Sculpture Park, ao tradicional The Viking Ship Museum, ao curioso Norsk Folkemuseum, à famosa National Gallery e ao ecológico National History Museum.

Aliás, deixe-me logo dizer uma coisa. Se você não gosta de museus, meu amigo, não vá à Noruega. Ou senão até vá, mas vá rapidinho! Museus noruegueses são atrações obrigatórias no roteiro de quem quer conhecer o país. São muitos e sobre os mais variados temas, permitindo que você conheça os diversos aspectos da história e da cultura norueguesa. Mas se você, como eu, é chegado numa visitinha a museus, sugiro comprar logo o Oslo Pass assim que chegar na cidade, pois ele te dá acesso gratuito aos meios de transporte público e a quase todos os museus. Encontrei passes semelhantes a este em outras cidades que visitei e normalmente a relação custo/ benefício vale a pena!

Algumas imagens saudosas de Oslo...


  
  







Em seguida, fomos para Tonsberg, cidade mais antiga da Noruega, onde passei o maior tempo da viagem (dez dias!), devido ao curso do maridão. Cidade pequena, litorânea e com cerca de 40 mil habitantes, Tonsberg parece uma cidade de boneca, repleta de casinhas coloridas, ruas estreitas e as crianças mais fofas da face da terra! A cidade deve bombar no verão, já que todos os guias mostram atrações como mergulho, pesca, corridas de barcos e um monte de gente de short num céu azul de verão! Infelizmente, não era mais verão e a badalação tinha ido embora juntamente com o calor.

Mas ainda assim deu para passear pelo píer, fotografar as cores, tomar café e caminhar um monte...em três dias tinha visto tudo! O principal museu da cidade, o Haugar, estava fechado para reforma (se você passar por lá, lembra de me avisar se é bom!), mas outro ponto turístico importante, não: as ruínas de um forte medieval. Lugar lindo, com uma bela vista de 360 graus para toda a cidade e de onde se vê um pôr do sol fantástico!




O bom é que Tonsberg fica pertinho de outras cidades bem legais como Sandefjord e Horten, de modo que dava para pegar o trem de manhã cedinho, passar o dia fora e voltar no fim da tarde, bem a tempo de um jantar a dois no pier! Claro que jantar todo dia não dá...aliás, a comida na Noruega é um capítulo à parte. 

Cara, caríssima! Ficamos muitos dias à base de sanduíches, pois este não é um país indicado para viagens gastronômicas. Não que a comida não seja boa (também não é lá essas coca-colas todas...), mas o preço é que é péssimo! Para se ter uma idéia, um jantar bobo, com uma pizza e duas bebidas, saía na faixa dos 50, 60 dólares. Água? 4 dólares. Bebida alcoólica então, era quebra de orçamento! Mas em 20 dias de viagem, é claro que uma vez ou outra cometíamos alguns excessos (ou exceções!).

De Tonsberg seguimos para os últimos dois destinos: Bergen e Trondheim. Por enquanto seguem mais algumas imagens de Tonsberg e cidades vizinhas.
















Ah...e o bacalhau? Na verdade não encontrei nenhum por lá. O bacalhau deles é produzido para exportação e as receitas deliciosas ficaram mesmo com nossos patrícios portugueses.


Fotos: Andrea Bessa

7 comentários:

  1. Seja bem-vinda de volta! Adorei a postagem, não conheco Tonsberg ainda e você é uma ótima fotógrafa! Bjinhos e estou aguardando para ler sobre as duas outras cidades, que ainda não visitei!

    ResponderExcluir
  2. Dá até vontade de voltar!! Detalhe, a água é quatro dolares no mercado, não no restaurante, hehe.
    Marcela, tudo bem por aí? Não perca Bergen, é lindo demais, mas aguardemos as fotinhos e texto de minha linda esposa...

    ResponderExcluir
  3. Lógico que o ideal é ir e ver com os próprios olhos, ter a própria experiência... Mas enquanto isso não é possível, pego uma carona nas viagens de vocês. Adorei a leitura e as imagens!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Graziela! Já estou prepatrando o próximo post da Noruega! Fique atenta que depois vamos passear pelo Camboja...rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Caramba tô impressionada com a cor do céu!!! (E olhe que eu sou de Salvador, da Baêa que tem o céu mais azul do mundo no verão :D)

    Aliás, tô impressionada com as cores, os céis, as crianças, as paisagens...como eu sempre digo a Michele, parece que quem vive na Noruega vive dentro de um cartão postal bucólico, im-pres-sio-nan-te!

    E suas fotos...sem comentários, adorei todas, todinhas, lindas, nem sei qual é minha favorita.

    conhecer o mundo é tao bom...
    ahhhh, inevjinha :)))

    xêro

    ResponderExcluir
  6. Que lugares lindos! Mas de onibus Recife oslo dá quanto tempo? Beijão Ana e eu!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. 1. Becky, vc ia enlouquecer....foram quase 3 mil fotos em 20 dias! Continue lendo, rsrs.
    Beijão!

    2. Hahaha, deve dar umas 7 horas de executivo! Valeu pai, continue acompanhando. Beijos saudosos,

    ResponderExcluir